Clique nas imagens para ampliar
CALIBRAÇÃO E MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS
Nada é mais importante para a indústria do que dispor de instrumentos bem ajustados e confiáveis para controlar, monitorar e supervisionar seus processos produtivos. Por isso, ninguém do ramo é capaz de discordar da importância da calibração de equipamentos industriais. Afinal, qualquer falha ou negligência encontrada em qualquer aparelho, tenha ele passado pelo processo indicado de calibração de equipamentos industriais ou não, pode colocar em risco não apenas a credibilidade do processo, como levar problemas para os clientes e colocar toda a equipe em perigo.
A lista de equipamentos que passam pelo processo de controle da situação de calibração, manutenção e ajustes é tão grande quanto á de segmentos diferentes que utilizam os mesmos equipamentos. Entre eles estão os conversores, medidores de vazão, manômetros, pressostatos, indicadores de nível, transmissores de pressão, transmissores de nível, transmissores de temperatura ou transmissores de fluxo, termômetros e demais dispositivos térmicos, válvulas, balanças mecânicas ou digitais e muito mais. O bom funcionamento de todos esses instrumentos só pode ser garantido pelos processos de calibração de equipamentos industriais oferecidos por empresas acreditadas pelos órgãos reguladores oficiais, como o INMETRO/IPEM, que concedeu à Qualimetro a autorização para manutenção de balanças eletrônicas e analógicas até 100 toneladas e esfigmomanômetros.
POR QUE REALIZAR A CALIBRAÇÃO DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS?
Todo e qualquer instrumento utilizado para medição, seja qual for o uso a que ele se destina, está sujeito a erros, como são chamadas as variações entre a grandeza medida e o resultado apresentado no visor ou mostrador. Esses problemas podem vir de problemas de diferentes naturezas, como a qualidade dos materiais do equipamento, desgaste físico de componentes, condições climáticas e ambientais e até mesmo erro humano nos procedimentos de medição. Todos esses erros podem e devem ser corrigidos e, de preferência, evitados com a calibração de equipamentos industriais de forma periódica, que deve seguir os seguintes parâmetros para que seja confiável e segura:
- Calibrar os instrumentos periodicamente;
- Usar padrões de medição rastreáveis ao Inmetro ou organismos internacionais;
- Manter os certificados de calibração atualizados para consultas.
Existem também mais três práticas que ajudam a preservar a exatidão dos instrumentos:
- Devem possuir identificação única da situação de manutenção e calibração;
- Devem estar protegidos contra ajustes indevidos;
- Possuir procedimentos que assegurem contra danos durante o uso.
QUALIMETRO: EXPERIÊNCIA EM CALIBRAÇÃO DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS
A Qualimetro conta com o que há de mais moderno para oferecer a eficiência e a exatidão em calibração de equipamentos industriais que o seu processo precisa para garantir resultados confiáveis.
Consulte a Qualimetro nas cotações de compra dos seus instrumentos de medição, assim como para os serviços de manutenção preventiva, manutenção corretiva, qualificação térmica, calibração e ajustes dos mais diversos instrumentos de medição das grandezas de temperatura, dimensional, força, dureza, pressão, torque, elétrica, frequência, segurança do trabalho, física, química, volume, tempo, frequência e etc.
Clique aqui e conheça mais sobre nosso escopo de atendimento ou solicite um orçamento sem compromisso.
Para saber mais sobre Calibração de equipamentos industriais
Ligue para 11 5242-1500 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!